PROJETO
PAZ NA ESCOLA
SUBPROJETO
COMO ESTABELECER CULTURAS DE PAZ NA ESCOLA
1 INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco os alunos da sala de recursos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, localizada no município de Ariquemes.
E a paz, como se faz?O tema PAZ, está precisando ser estimulado e trabalhado nas escolas, muita violência e Bulling vêm acontecendo, senti então a necessidade de trabalhar isso com meus alunos da sala de recursos, por já se sentirem diferentes e muitas vezes excluídos. Jamais podemos ignorar a força construtiva dos pequenos prazeres cotidianos, das coisas mais simples da vida, por vezes esquecidas no fundo de um armário, escondidas por pilhas de saberes e de fazeres desnecessários para um mundo melhor, sei que é um sonho que essa Cultura de Paz esteja muito próximo de nós, repousando na natureza essencialmente generosa e criativa do ser humano, que simplesmente anseia por uma pausa, um espaço de acolhimento, de expressão e de partilha.
A escola recebe alunos oriundos de praticamente todos os bairros da cidade de Ariquemes, bem como dos imigrantes de outras regiões do país, com variados níveis de cultura e o índice de violência é grande em todos os lugares.
Para reverter esse quadro a escola deve tomar algumas medidas capazes de levar os alunos a pensarem como poderiam implantar uma cultura de paz na Escola, buscando alternativas e tratamento de prevenção, buscando trazer os pais para participarem mais do cotidiano escolar. As conexões estabelecidas, conforme Hernández (1998, p.112), permite aos professores acompanhar o trabalho dos estudantes num contexto em que a atividade de ensinar é considerada como uma atividade complexa com elementos inter-relacionados.No decorrer das atividades pretende-se proporcionar aos educandos a vivência de práticas que permitam construir o conhecimento de forma detalhada mediadas pelo professor tendo como eixo norteador o estudo do meio. Para melhor explicar os caminhos das ações a serem desenvolvidas, a seguir estão descritos as etapas do método a serem utilizadas no decorrer deste projeto.
Etapa um - Abertura do Projeto
Confecção de um Mural sobre a Paz, e a partir daí a conscientização dos alunos da sala de recursos.
Etapa dois - O trabalho Prático:
-Exibição do Filme: CUIDA BEM DE MIM.
A partir daí, projeto será discutido de forma clara e objetiva pelas Professoras da sala de Recursos ,Coordenação Pedagógica e professores, através de uma leitura do meio onde a escola está inserida a fim de permitir uma melhor compreensão do tema,para isso serão utilizados os mais variados recursos, como a observação dos fatos sociais que acontecem em volta da Escola, apresentação de filmes relacionado ao tema alvo do projeto( Citado acima) leitura de artigos disponíveis no acervo da biblioteca escolar, pesquisa em sites afins, textos de revistas como: Veja, Isto é, Época na Escola, Super Interessante, Mundo Jovem; Para o trabalho acontecer de forma prazerosa será utilizado técnicas de trabalho em grupo, promoção de debates que motivem o grupo-classe a sugerir, rejeitar, aceitar e discutir idéias, exercitando assim, o pensamento democrático e desenvolvendo a criatividade na solução de problemas.
O trabalho incluirá também as pessoas da comunidade e profissionais para dar palestras sobre a Paz e vivencias do cotidiano .
Os professores orientarão os alunos na elaboração de atividades utilizando a observação das ilustrações e recortes, elaboração de versos e dramatizações, incentivando a pesquisa em bibliotecas, órgãos públicos , livrarias e outros para levantamento de dados e materiais de apoio na realização dos trabalhos.
Etapa três- A culminância: apresentação:
Exposição dos conhecimentos construídos através de: confecções de materiais como cartazes e painéis com as poesias, e a criação de um Blog para apresentar os resultados finais do projeto.
Nosso maior desafio é transformar os valores da Cultura de Paz em realidade na vida cotidiana.,traduzir cada um dos desafios propostos pela Cultura de Paz em realidade, na vida das pessoas.Preparar a paz, portanto, significa:• respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;• praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas suas formas: física, psicológica, econômica e social,em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças ; Entende-se que há muito tempo as escolas estão sendo alvos de geração de violência , então resolver problemas, selecionar informações, tomar decisões e trabalhar em grupo, cabe a nós educadores, iniciar as transformações e incentivar os alunos com papel de sujeito ativo e participante na construção e envolvimento da resolução e a
Reunião das professoras da sala de recursos para análise do Projeto. |
Reunião com professores das disciplinas de Língua Portuguesa, e Arte para começo da execução do projeto |
Inicio dos trabalhos com alunos; Intervalo cultural com as músicas trabalhadas no projeto; |
Início do Projeto com reunião com os professores e acompanhamento das atividades em andamento. |
Convidar palestrantes; Realizar palestras; Pesquisas dos alunos sob nossa orientação no laboratório de informática e biblioteca ; |
Registros e avaliação das metas já concluídas; Confecções de painéis e exposição das poesias; |
Criação do Blog para exibição dos registros fotográficos e textos obtidos pelos alunos e montagem das poesias e textos de grupos; |
Avaliação geral do projeto e Registro final do projeto no Blog |
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
-Promover o conhecimento de forma significativa, para que seja fortalecida a cultura de Paz na escola ,tornando a educação para a não violência uma prioridade , oportunizando para as crianças sejam os principais protagonistas nesse processo.
2.2 Objetivos Específicos
- Palestra para orientação de pais e professores com o tema: “Paz e harmonia, esta é a verdadeira riqueza de uma família”, com NIVALDO (da Pastoral da Familia ).
-Produção de texto como o enunciado: “Como posso
contribuir para nossa escola ter paz. - Levantamento de sugestões e depoimentos dos alunos sobre o projeto proposto, procurando descobrir o que fazer para alcançar seus objetivos..
- Conversa informal com os alunos, alertando-os ,que os indivíduos que praticam crimes foram alunos de uma escola. Questionar como ficam se sentindo os professores que sabem que essas pessoas um dia passaram pelas suas vidas, frequentaram a sala de aula e hoje estão praticando a violência.
- Produção de poesias a partir do tema das músicas acima;.
- Criação de paródia “Paz no Coração”, com base na música do cantor Reges Danese.
-Estimular a reflexão sobre os problemas de violência;contribuir para nossa escola ter paz. - Levantamento de sugestões e depoimentos dos alunos sobre o projeto proposto, procurando descobrir o que fazer para alcançar seus objetivos..
- Conversa informal com os alunos, alertando-os ,que os indivíduos que praticam crimes foram alunos de uma escola. Questionar como ficam se sentindo os professores que sabem que essas pessoas um dia passaram pelas suas vidas, frequentaram a sala de aula e hoje estão praticando a violência.
- Produção de poesias a partir do tema das músicas acima;.
- Criação de paródia “Paz no Coração”, com base na música do cantor Reges Danese.
-Valorizar a capacidade dos jovens em formular seus próprios conceitos sobre a violência e paz;
-Proporcionar aos alunos atividades diversificadas a fim de que se tornem engajados na tentativa de promover a paz;
3 METODOLOGIA
Os conteúdos a serem explorados durante o projeto relativos às áreas do conhecimento estão detalhados na tabela abaixo.
ÁREA DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS |
Língua Portuguesa: | *Produção de texto como o enunciado: “Como posso contribuir para nossa escola ter paz?. * Levantamento de sugestões e depoimentos dos alunos sobre o projeto proposto, procurando descobrir o que fazer para alcançar seus objetivos. |
Arte: | *Produção de poesias a partir do tema da música proposta . * Criação de paródia “Paz no Coração”, com base na música do cantor Reges Danese - |
ÁREA DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | - leitura e escrita; - fala e escuta; - produções e interpretações de texto; - poesia e música; |
* Apresentação de banner com a frase “Paz na escola, depende de nós”,
* Produção de texto coletivo com o tema “Paz na escola”. (ESCRITO POR alunos da sala de recursos)
*Confecção de murais sobre o tema, ilustrados pelos alunos.
* Criação de cartazes com ajuda da família, enfatizando a paz na escola e na sociedade, a partir do tema “O que é ter paz?”
* Apresentação de coreografia da música “Paz”, da cantora Joana.
- CRONOGRAMA
PERÍODO | ATIVIDADE |
Março | Reunião das professoras da sala de recursos para análise do Projeto. |
Abril | Reunião com professores das disciplinas de Língua Portuguesa, e Arte para começo da execução do projeto |
Maio -01 a 05 | Inicio dos trabalhos com alunos; Intervalo cultural com as músicas trabalhadas no projeto; |
Maio-07 a 12 | Início do Projeto com reunião com os professores e acompanhamento das atividades em andamento. |
Maio-14 a 31 | Convidar palestrantes; Realizar palestras; Pesquisas dos alunos sob nossa orientação no laboratório de informática e biblioteca ; |
Junho 01 a08 | Registros e avaliação das metas já concluídas; Confecções de painéis e exposição das poesias; |
Junho 11 a 15 | Criação do Blog para exibição dos registros fotográficos e textos obtidos pelos alunos e montagem das poesias e textos de grupos; |
Junho15 a 30. | Avaliação geral do projeto e Registro final do projeto no Blog |
8- ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO :
DO PROJETO;
O processo de acompanhamento e avaliação do projeto, dar-se á de forma contínua, a medida em que as ações forem executadas.
DOS ALUNOS:
O processo de acompanhamento dos alunos será por etapas,utilizando – se de instrumentos de observação e apresentação dos trabalhos e participação nas atividades.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
-Diskin, Lia-Paz, como se faz?: semeando cultura de paz nas escolas / Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman — Rio de Janeiro: Governo do Estado
do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.
-Cultivando Vida, Desarmando Violências, Mary Garcia Castro (coordenadora), UNESCO, Brasil Telecom, Fundação Kellog,Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2001.
-Saber Cuidar — Ética do Humano, Leonardo Boff, Editora Vozes,Petrópolis, 1999.
Barbosa, Laura Monte Serrat. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais. PR:Bella Escola, 2002.
Zagury, Tania. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. 7ª edição, RJ: Record, 2006.
Mori, Iracema. Viver e aprender.7ª edição, SP: Saraiva, 2001.
Sites:
-www.terceirosetor.org.br
-www.voluntarios.com.br